História Agrária da Revolução Cubana
 IBD

História Agrária da Revolução Cubana

Editorial:
Alameda
ISBN:
978-85-7939-426-3
Páginas:
388
Idioma:
PORTUGUES
Disponibilidad:
DISPONIBLE (Entrega en 8-10 días)
Colección:
HISTORIA

História Agrária da Revolução Cubana- dilemas do socialismo na periferia é um estudo sobre a saga da reforma agrária numa sociedade de origem colonial presa ao círculo vicioso do subdesenvolvimento. Fundamentado em farta documentaçãoe entrevistas com técnicos e lideranças que participaram diretamente do processo histórico cubano, o trabalho reconstitui as barreiras encontradas pela revolução liderada por Fidel Castro para superar as estruturas materiais de uma economia de tipo colonial.
O livro de Joana Salém Vasconcelos expõe  de maneira objetiva a força e a debilidade da revolução cubana. A herança maldita da monocultura da cana-de-açúcar e a ameaça permanente  da intervenção externa refreiam o movimento da revolução para o socialismo. Condenada a uma inserção ultra-especializada na divisão internacional do trabalho, Cuba não tem como ultrapassar o horizonte de uma economia de resistência, sempre às voltas com dificuldades extremas para superar a escassez material.
Representante exemplar de uma jovem intelectualidade que não se rende ao mito do fim da história e que não se conforma com o academicismo carreirista, Joana Salém Vasconcelos retoma, com coragem, competência e equilíbrio, o necessário debate sobre as possibilidades e os limites da revolução latino-americana.